O Encontro Nacional de Músicos no Caraça reunirá, no Santuário próximo à cidade de Santa Bárbara / MG, músicos profissionais, estudantes e amantes da arte, com o propósito de promover troca de experiências e informações, atualizações sobre a pedagogia, reflexões sobre a situação atual do mercado profissional e, sobretudo, vivência de práticas musicais. O Encontro tem também como propósito celebrar os 20 anos da realização do I Encontro Nacional de Flautistas, ocorrido no próprio Santuário Caraça, em outubro de 1991, idealizado e organizado pela flautista e professora Odette Ernest Dias.

Estão previstas palestras,  workshops, oficinas sobre postura, manutenção de instrumentos, exposição de bocais de madeira, e, naturalmente, apresentações musicais com diferentes possibilidades de formações, timbres, arranjos e estilos. A programação musical surgirá do confronto cotidiano das atividades e realizações de cada um dos participantes, com apresentações na igreja de estilo neo-gótico Nossa Senhora Mãe dos Homens, no adro, no museu, nos jardins do Santuário e no restaurante.

Sobre o repertório, o Encontro contempla tanto a música dita erudita quanto a popular. Será realizado de 6 a 10 de novembro e as pre-inscrições podem ser realizadas através do E-mail: musicosnocaraca@gmail.com

Ainda que este Encontro tenha surgido a partir de um Encontro de Flautistas e que muitos de seus participantes e co-organizadores sejam flautistas, é importante salientar que Encontro é totalmente aberto a outros instrumentistas e profissionais envolvidos com a música.

Anúncios