Órgão da Igreja do Caraça - N. S. Mãe dos Homens

Órgão da Igreja do Caraça - N. S. Mãe dos Homens

O órgão do Santuário do Caraça, feito para a atual Igreja e inaugurado junto com ela, em 1883, é obra-prima do Padre Luis Gonzaga Boavida. Com 628 tubos, o órgão reúne tubos portugueses (possivelmente do órgão da antiga Ermida), tubos franceses e tubos de madeira caracense. Até 1974, quando foi colocado um motor para encher os foles de ar, o órgão funcionava movido a força braçal. Alunos do Colégio ficavam atentos ao sinal dado pelo Padre organista para encherem de ar o grande fole.

O órgão foi feito de pinheiro, jacarandá e outras madeiras próprias do Caraça. O órgão tem o mesmo estilo da Igreja: arcos ogivais adornam sua frente e se erguem até a altura da rosácea frontal, sendo, por isso, não mais alta que as laterais, como exigem as regras da arte. É admirável também o complicado mecanismo usado para que o organista fique de frente para o povo. É tocado todo segundo final de semana do mês pelo organista Lucas Raposo, de Belo Horizonte-MG.

Para ouvir o órgão: http://www.youtube.com/watch?v=EkYVWvHXEK0

* Registro em outubro de 1991, com Elza Kazuko (órgão), Toninho Alves e Tina Pereira (flautas), Kim Ribeiro (violoncelo)

Fonte: http://www.santuariodocaraca.com.br/peregrinacao/interior.php

Anúncios